.

Sobre a LIVRE

A LIVRE possui em seu DNA a inovação e inclusão como fatores fundamentais para a sua existência, inova em um mercado tradicional e com pouco entendimento da importância do bom relacionamento com o público. A sua equipe de desenvolvimento de soluções é focada em entender as reais necessidades do público com deficiência e busca atender pessoas nos diversos graus de comprometimento nos movimentos de membros superiores e inferiores do corpo, pessoas com mobilidade reduzida, paraplegia, tetraplegia entre outras necessidades específicas. Esta equipe de desenvolvimento é focada na criação de novos meios de transporte priorizando a customização e o design universal que possa atender às expectativas do usuário em relação à liberdade e autonomia em deslocamento aliado ao fator de mudança emocional que permite o ganho de auto estima.

Desde a sua fundação em 2014, participa ativamente de Programas de Aceleração e Concursos de Empreendedorismo e Impacto Social, onde captou recursos financeiros não reembolsáveis através das premiações recebidas, dentre eles, os mais importantes foram:

  • Programa de Aceleração TechStart Saude e Longevidade 2021
  • Concurso Anaph - Conaph 2021 •Programa de Aceleração Estação Hack from Facebook Turma 3 2019;
  • Empreenda Saúde 2018;
  • Prêmio Smart Cities Connected 2017;
  • Concurso Chivas The Venture 2016 (Concurso Global de Empreendedorismo Social);
  • Programa de Aceleração Braskem Labs 2016;
  • Acelera Startup FIESP 2015;
  • Prêmio FedEx para Pequenas Empresas 2015;
  • Prêmio Santander Empreendedorismo 2014.

O seu co-fundador, Júlio Oliveto, desenvolveu o conceito do Kit Livre® a partir de pesquisas acadêmicas na Universidade Estadual Paulista (UNESP), a ideia surgiu em 2009 quando iniciou o Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica nesta Instituição de Ensino e teve o desejo pessoal de projetar equipamentos mecânicos e eletrônicos que pudessem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com isso decidiu concentrar esforços na pesquisa em tecnologia assistiva, tal qual foi direcionada no desenvolvimento de soluções em mobilidade para as pessoas com deficiência e, em 2011, criou o primeiro protótipo. Após realizar o pedido de patente, já em 2012, iniciou o Programa de Doutorado em Engenharia Mecânica no mesmo campus, onde seguiu atuando no desenvolvimento de novos equipamentos para auxílio de mobilidade para as pessoas com deficiência. Já em 2014, a Livre - Montagem de Produtos Assistivos S.A. surgiu e transformou o conceito do Kit Livre® em um produto a ser lançado ao mercado.

O Kit Livre® resgata ou possibilita a sensação de liberdade requerida por pessoas que se veem dependentes do uso cotidiano de uma cadeira de rodas na execução de suas atividades diárias. O vento no rosto é algo de grande valor para este público, esta sensação representa sua autonomia, felicidade e liberdade. Este equipamento pode apresentar motorização variada entre 350W a 1500W que proporciona uma autonomia média de 25 km a cada recarga total da bateria. Os modelos Kit Livre® para uso cotidiano podem alcançar 20 km/h. Este equipamento é dobrável e portátil para facilitar o manuseio e transporte. O seu acoplamento e desacoplamento junto à cadeira de rodas é realizado de maneira autônoma pelo próprio cadeirante e podem ser utilizados por crianças, jovens e adultos e suporta pessoas com até 130 kg. Pensando em proporcionar maior mobilidade para pessoas idosas e com mobilidade reduzida a empresa também desenvolve o Tri Livre que é um triciclo elétrico prático, desmontável e fácil de utilizar, este equipamento é extremamente forte, robusto, fabricado para durar por muito tempo. Suporta usuário com até 130 kg, para uso em rua e/ou avenida plana, com piso regular, ou rampas com até 20% de inclinação, é fabricado e customizado de acordo com as características físicas da pessoa e tipo de limitação física. Outro projeto desenvolvido pela empresa é o Kit Livre® Radical Hand, cujo objetivo do equipamento é voltado para o ciclismo de lazer e esporte, o Kit Livre® Radical Hand é a opção ideal para o uso do dia a dia nos passeios em parques e ruas. Possibilita fácil acoplamento na cadeira de rodas e, é perfeita para quem tem pouca mobilidade ou paraplegia, mas quer sentir o vento no rosto. Com uma equipe de desenvolvimento focada na criação de novos meios de transporte para o público cadeirante, onde o Kit Livre® se posiciona como o primeiro grupo de equipamentos desenvolvidos pela empresa o qual se torna base de pesquisa para os demais produtos em desenvolvimento, a empresa busca se tornar referência global no desenvolvimento de tecnologia assistiva que permita o ganho de mobilidade, autonomia e autoestima das pessoas com deficiência ao redor do mundo.

A Livre - Montagem de Produtos Assistivos S.A., desde 2019, desenvolve projetos de pesquisa por auxílio de Editais de Subvenção Econômica, deste modo possui o projeto intitulado "Concepção de cadeira de rodas modular com dispositivos de ajuste dimensional e auto balanceamento para o acoplamento de sistemas de tração motorizadas” aprovado junto à SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP – MS/SCTIE/DGITIS – TECNOLOGIA ASSISTIVA – 06/2020 que tem por objetivo a concepção e prototipagem de cadeira de rodas em estrutura monobloco de alta durabilidade compatível ao uso de sistemas atuais de tração elétrica para acoplamento em cadeiras de rodas manuais. Este equipamento apresenta alto grau de inovação caracterizado pelo dispositivo modular de auto balanceamento presente em sua estrutura capaz de alterar o seu centro de gravidade durante o uso acoplado ao sistema de tração elétrica. Ainda assim, a cadeira de rodas apresenta capacidade de ajuste dimensional de assento e encosto permitindo o prolongamento do tempo de utilização de uma cadeira de rodas mesmo com mudança corporal do usuário.

Outro projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pela Livre - Montagem de Produtos Assistivos S.A. possui participação da FAPESP através do auxílio a pesquisa conforme a alinha de fomento Acordos de Cooperação / FINEP / TECNOVA – PIPE / Chamada de Proposta (2021), cujo o número do processo é 2021/03798-0. Esse projeto objetiva a elaboração de um sistema de compartilhamento de equipamentos elétricos para micro mobilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com isso, busca trazer os conceitos da mobilidade sustentável para uma parcela da população previamente excluída de outros sistemas. 

Em uma reflexão sobre o tema, crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com alguma lesão temporária, qualquer um de nós está sujeito a necessitar de recursos assistivos. Pensar na acessibilidade é planejar um futuro muito mais inclusivo, onde as pessoas com deficiência possam realizar qualquer atividade sem a diferenciação com outras pessoas sem deficiência. Quando proporcionada à autonomia à pessoa com deficiência, reflete-se na relação de interdependência dele com os seus familiares, amigos e toda a comunidade à sua volta, proporcionando um conceito de liberdade amplificada onde todos se beneficiam. Neste caminho, a empresa se posiciona como referência no mercado de atuação e na área de pesquisa de novas tecnologias assistivas.

Sobre a loja

O KIT LIVRE® é uma solução incrível que transforma qualquer cadeira de rodas manual em um triciclo elétrico com design esportivo. De maneira simples e rápida, o próprio usuário acopla o KIT LIVRE® à cadeira de rodas em poucos segundos, trazendo ao usuário, mais acessibilidade, independência, inclusão social, liberdade, qualidade de vida, auto estima, felicidade, dentre outros benefícios.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

LIVRE - MONTAGEM DE PRODUTOS ASSISTIVOS LTDA - CNPJ: 20.654.934/0001-54 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail