.

Condições Gerais de Uso

Condições Gerais de Uso

Primeiro Uso

Perguntas Frequentes

Esta página apresenta uma lista das perguntas que aparecem com maior frequência no atendimento ao cliente com relação a dúvidas gerais relacionadas ao primeiro contato com o equipamento KIT LIVRE®!

1. Como devo proceder nos primeiros usos do KIT LIVRE®?

Leia atentamente o MANUAL DO USUÁRIO, ou peça auxílio de outra pessoa para o melhor entendimento do manual antes de utilizar pela primeira vez o seu KIT LIVRE®; o auxílio de uma segunda essoa é indispensável para realizar, de forma segura, a montagem inicial e regulagem do equipamento;
Utilize o seu KIT LIVRE® em baixa velocidade durante os primeiros movimentos para que possa adquirir confiança e sensibilidade com os comandos de acelerador e freios;
Cuidado com curvas e acesso de rampas, calçadas e outros obstáculos que encontre em seu caminho;
Pratique o uso do KIT LIVRE® em locais com pouca movimentação de pessoas e veículos, com auxílio de um acompanhante até se acostumar com o equipamento;
O KIT LIVRE® promove experiências, muitas vezes, desconhecidas por se tratar de uma nova forma de locomoção em sua própria cadeira de rodas. Portanto, faça uso consciente do seu KIT LIVRE® dentro de seus limites de funcionamento, capacidades de peso e não se esqueça do uso do CAPACETE;
Respeite os pedestres;
Conheça as regulamentações municipais de trânsito em sua região;
Certifique-se das leis aplicáveis para usuários de cadeira de rodas e handbike em sua região;
Crianças devem ser acompanhadas de seus pais e/ou responsável maior de 18 anos durante todo o uso do KIT LIVRE®;
Se necessário, utilize o cinto de segurança na cadeira de rodas;
Faça uso de almofada em sua cadeira de rodas;
Verifique o nível de bateria antes do uso;
Verifique se o KIT LIVRE® está acoplado corretamente em sua cadeira de rodas.

2. Posso utilizar o KIT LIVRE® com qualquer modelo de cadeira de rodas?

Sim. O KIT LIVRE® foi projetado para que seja possível a sua instalação em qualquer modelo de cadeira de rodas manual, sendo elas dobráveis ou rígidas. Para alguns casos, faz-se uso de componentes adicionais para a perfeita adaptação na cadeira de rodas.

3. Posso instalar o KIT LIVRE® em outra cadeira de rodas?

Sim. O KIT LIVRE® foi projetado para que seja possível a sua instalação em qualquer modelo de cadeira de rodas manual, sendo elas dobráveis ou rígidas. Para alguns casos, faz-se uso de componentes adicionais para a perfeita adaptação na cadeira de rodas.

4. Como acoplar o KIT LIVRE® na minha cadeira de rodas?

O procedimento para acoplamento do KIT LIVRE® está descrito passo-a-passo em seu manual do usuário e manual técnico, assim como disponibilizado através de video ilustrativo no canal de youtube da Livre.

5. Como ligar o KIT LIVRE®?

Caso o equipamento possua painel LCD 4 ou LCD 7, pressione o botão por 3 segundos para ligar o KIT. Para equipamentos com painel universal, gire a chave para ligar o KIT LIVRE®.

6. Preciso utilizar algum equipamento de segurança ao utilizar o acoplamento do KIT LIVRE® com minha cadeira de rodas?

Sim, é obrigatório o uso do capacete de segurança, modelo ciclista, para utilizar a cadeira de rodas acoplada ao KIT LIVRE®.

7. É obrigatório o uso de capacete?

Sim, é obrigatório o uso do capacete de segurança, modelo ciclista, para utilizar a cadeira de rodas acoplada ao KIT LIVRE®.

8. Quando não posso operar o KIT LIVRE®?

Não é permitida a utilização em caso de cansaço excessivo ou sob a influência do álcool ou de medicamentos. O usuário não pode ter limitações psíquicas que reduzam a atenção e a capacidade de julgamento de modo temporário ou permanente.

9. Em quais lugares posso utilizar o KIT LIVRE®?

O KIT LIVRE® pode ser utilizado em locais abertos e fechados, que possibilitem o espaço adequado para o livre acesso do usuário, respeitando a velocidade abaixo de 25 km/h.

10. Qual é a velocidade permitida para uso do KIT LIVRE® em área externa?

A velocidade máxima permitida em calçadas e locais fechados é de 6 km/h e de 20km/h em ciclovias e ciclo faixas conforme estabelece a Resolução nº465/13 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Não utilize o KIT LIVRE® em alta velocidade próximo de pessoas e o utilize em baixa velocidade em terrenos irregulares.

11. Como devo utilizar o KIT LIVRE® de modo adequado em área externa?

A utilização do KIT LIVRE® não deve ser feita em ruas, avenidas, estradas e/ou qualquer outro acesso que haja veículos automotores, sendo seu uso restrito em calçadas, ciclovias, calçadas e/ou locais fechados conforme estabelece a Resolução nº465/13 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Utilize refletores luminosos traseiros em sua cadeira de rodas ou em suas roupas afim de lhe trazer mais segurança e faça uso do farol dianteiro em ambientes de baixa luminosidade.

12. Como conduzir o KIT LIVRE® em curvas?

Diminua a velocidade de seu KIT LIVRE® antes de realizar as curvas para evitar o tombamento lateral e/ou colisões. Durante movimentos em curva, em terreno plano, posicione o seu corpo para o mesmo lado. NÃO direcione o seu corpo para o lado oposto da curva em terrenos planos, pois existe risco de tombamento lateral. Durante movimentos em curva em terreno inclinado posicione o seu corpo para o lado oposto ao movimento para evitar tombamento. NÃO direcione o seu corpo para o mesmo lado da curva em terrenos acidentados, pois existe risco de tombamento lateral.

13. Como conduzir o KIT LIVRE® em rampas e obstáculos?

Durante a descida de rampas e obstáculos, faça uso dos freios suavemente de forma progressiva. Durante a subida de rampas, posicione o seu corpo para frente, próximo ao guidão. Caso o KIT LIVRE® perca tração dianteira, realize movimentos curvilíneos (“zig zag”) para auxiliar na tração dianteira para evitar possível tombamento. Se necessário, utilize a mão contrária ao acelerador para acionar o aro de propulsão de sua cadeira de rodas e auxiliar o movimento de subida da rampa e/ou obstáculo. Em caso de rampas muito íngremes, procurar auxílio de outra pessoa ou busque caminho alternativo pois há risco de tombamento lateral.

14. Como conduzir o KIT LIVRE® em guias e/ou obstáculos?

Quando passar por guias e/ou obstáculos, direcionar o KIT LIVRE® perpendicularmente a guia e/ou obstáculo para superá-los. Logo após a superação pela roda dianteira, continuar a aceleração para rebocar a cadeira de rodas pela guia e/ou obstáculo. Caso não consiga superar o obstáculo, utilize a mão contrária ao acelerador para acionar o aro de propulsão de sua cadeira de rodas e auxiliar o movimento.

15. Posso utilizar o KIT LIVRE® em qualquer terreno?

Evite o uso do KIT LIVRE® em terrenos arenosos, procure utilizá-lo em terrenos rígidos de modo a não expor o seu KIT LIVRE® a excesso de carga no motor. Risco de danificação do motor por excesso de carga.
É considerado mau uso a utilização do equipamento em terreno com más condições, podendo ocasionar necessidade de manutenções, ajustes, reparos ou desgaste do equipamento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, não cabe ressarcimento do valor pago por produtos que apresentaram defeitos causados por mau uso. A garantia legal de 30 dias para mercadorias não duráveis e 90 para duráveis só é válida nos casos em que há visível defeito no produto ou vício de fabricação.

16. Posso utilizar o KIT LIVRE® na praia?

É importante evitar pois terrenos arenosos podem expor o KIT LIVRE® a excesso de carga no motor correndo o risco de danificá-lo.

17. Posso utilizar o KIT LIVRE® em estabelecimentos comerciais?

É possível utilizar o KIT LIVRE® em estabelecimentos comerciais, contanto que o local seja adaptado à acessibilidade

18. Posso percorrer longos trechos com o KIT LIVRE®?

É possível, porém, para longos trechos de deslocamento, é necessário manter o carregamento máximo da bateria de seu KIT LIVRE®, obedecendo a autonomia média de 20 km de percurso para terrenos planos.

19. Posso subir e descer escadas com o KIT LIVRE®?

Aconselha-se não utilizar o seu KIT LIVRE® em escadas, pode ocasionar risco ao usuário pelo desacoplamento do KIT LIVRE® e/ou danificação da cadeira de rodas e do KIT LIVRE®, havendo risco de tombamento.

20. Posso rodar com o KIT LIVRE® na chuva?

É possível rodar com o KIT LIVRE® na chuva, no entanto, é importante evitar poças e excesso de água nas partes eletrônica, evitando que a água chegue ao motor.

21. O KIT LIVRE® pode molhar?

O KIT LIVRE® não possui proteção contra submersão; evite utilizá-lo em situações de chuva e em locais molhados.

22. Caso o KIT LIVRE® entre em contato constante com líquido, como devo proceder?

Desligar imediatamente o Kit Livre;
Abrir o compartimento de bateria;
Desacoplar a chave disjuntora da bateria;
Desconectar o plug de alimentação da bateria;
Retirar a bateria do compartimento;
Desacoplar o Kit Livre® da cadeira de rodas;
Manter o dispositivo em ambiente arejado, protegido de condições ambientais como chuva ou umidade excessiva;
Entrar em contato com a equipe de SAC para verificação da falha.

23. Um tetraplégico consegue instalar o KIT LIVRE®?

A Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A. recomenda que haja um auxiliar para realizar a instalação do KIT LIVRE® na cadeira de rodas.

24. É possível personalizar o acelerador para um tetraplégico?

Sim. É possível personalizar o KIT LIVRE® com um módulo tetraplégico.*
*Acessório vendido separadamente.

25. O KIT LIVRE® pode ser utilizado por crianças?

Sim, o KIT LIVRE® pode ser utilizado por crianças com idade igual ou superior a 10 anos, devendo seu uso ser sempre acompanhado e supervisado pelos pais e/ou responsáveis acima de 18 anos.

26. A partir de qual idade é possível utilizar o KIT LIVRE®?

O KIT LIVRE® pode ser utilizado por crianças com idade igual ou superior a 10 anos, devendo ser sempre acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis acima de 18 anos.

27. O KIT LIVRE® tem freio motor?

Não. O KIT LIVRE® possui frenagem por dispositivo mecânico.

28. Como aciono o freio V-Brake?

O acionamento de freio V-brake acontece quando o manete é acionado, puxa os cabos presos às hastes de acionamento, que projetam as sapatas contra as paredes laterais do aro, gerando atrito e redução de velocidade.

29. Como aciono o freio a disco mecânico?

No sistema de freio a disco mecânico, o acionamento é realizado por meio de um cabo, assim quando o manete é acionado ele tensiona o cabo que está fixado à pinça de freio, empurrando o pistão, que por sua vez pressiona a pastilha de freio contra o disco, reduzindo assim a velocidade.

30. Quais são as condições de frenagem em pista seca?

Em pista seca, é possível utilizar o freio V-brake e a disco com uma velocidade de até 20 km/h e distância máxima de frenagem de 6 m. O acionamento dos freios do KIT LIVRE® deve ser realizado de maneira simultânea e gradativa, para que ocorra uma frenagem de maneira mais suave e evite frear bruscamente

31. Quais são as condições de frenagem em pista molhada?

Em pista molhada, é possível utilizar o freio V-brake e a disco com uma velocidade de até 13 km/h e distância máxima de frenagem de 4 m. O acionamento dos freios do KIT LIVRE® deve ser realizado de maneira simultânea e gradativa, para que ocorra uma frenagem de maneira mais suave e evite frear bruscamente.

32. Como devo manter a limpeza e conservação do KIT LIVRE®?

Limpe com pano seco macio, pelo menos uma vez por mês, as superfícies pintadas;
Proteja a pintura. Utilize cera automotiva a cada três meses;
Semanalmente limpe os componentes do suporte de acoplamento do KIT LIVRE®. Esfregue para remover qualquer penugem, pó ou sujeira;
Não utilizar lubrificantes no sistema de freios, pois pode comprometer o seu correto funcionamento.

33. Quais revisões periódicas são indicadas?

Tabela de Periodicidade de Manutenção

34. Como faço para fazer revisão na minha cidade/região?

A Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A possui atendimento técnico remoto e em sua fábrica. Dúvidas sobre sua condição, entre em contato pelo e-mail sac@kitlivre.com ou pelo telefone (12) 3912-3494.

35. Posso viajar de avião com o KIT LIVRE®?

.Sim, é permitido viajar de avião com o KIT LIVRE®, transportando-o segundo as determinações da IATA (International Air Transport Association).

36. Posso transportar o KIT LIVRE® em avião?

O KIT LIVRE® deve ser transportado em aviões de acordo com as determinações da IATA (International Air Transport Association). Para tal, é necessário desligar o disjuntor e isolar os respectivos contatos contra curto-circuito antes de despachar o seu KIT LIVRE® como bagagem. O usuário pode solicitar à Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A. o documento de certificação de bateria para apresentar no momento do embarque. Para mais informações, acesse o site www.iata.org. A Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A. recomenda o contato direto com a companhia aérea antes do voo para obter informações sobre as determinações especiais de transporte.

37. Como consigo acompanhar o prazo de produção do KIT LIVRE®?

O prazo de produção do KIT LIVRE® é informado via e-mail. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail sac@kitlivre.com ou pelo telefone (12) 3912-3494.

38. Consigo trocar a potência do meu KIT LIVRE® pelo modelo de outra potência?

É possível trocar a potência com um upgrade do KIT LIVRE®. Esse upgrade pode ser feito pelos modelos de potência 350W, 600W e 1000W.

39. Consigo dobrar a autonomia do meu KIT LIVRE®?

Sim, é possível aumentar a autonomia do KIT LIVRE® com a aquisição de uma segunda bateria.

40. A Livre recompra o equipamento KIT LIVRE®?

A Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A não trabalha com a recompra de equipamento. Caso você queira adquirir um novo modelo é possível realizar um upgrade do seu KIT LIVRE®. Para maiores informações, entre em contato pelo e-mail sac@kitlivre.com ou pelo telefone (12) 3912-3494.

41. A Livre faz envio para fora do Brasil?

Sim. A Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A realiza envio para todos os países.

42. A Livre trabalha com o crédito de acessibilidade?

Sim. A Livre – Montagem de Produtos Assistivos S.A disponibiliza uma carta proposta para que você realize a solicitação de crédito para seu banco. É necessário que seja conta corrente no Banco do Brasil.

.

Sobre a loja

O KIT LIVRE® é uma solução incrível que transforma qualquer cadeira de rodas manual em um triciclo elétrico com design esportivo. De maneira simples e rápida, o próprio usuário acopla o KIT LIVRE® à cadeira de rodas em poucos segundos, trazendo ao usuário, mais acessibilidade, independência, inclusão social, liberdade, qualidade de vida, auto estima, felicidade, dentre outros benefícios.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

LIVRE - MONTAGEM DE PRODUTOS ASSISTIVOS LTDA - CNPJ: 20.654.934/0001-54 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail